Charles Perrault (Paris, 12 de janeiro de 1628) foi um escritou e poeta francês do século XVII, que estabeleceu bases para um novo genêro literário, o conto de fadas, além de ter sido o primeiro a dar acabamento literário a esse tipo de literatura, feito que lhe conferiu o título de Pai da Literatura Infantil.
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Contemporâneo de Jean de La Fontaine, Perrault também foi advogado e exerceu algumas atividades como superintendente do Rei Luís XIV de França. A maioria de suas histórias ainda hoje são editadas, traduzidas e distribuídas em diversos meios de comunicação, e adaptadas para várias formas de expressões, como o teatro, cinema e a televisão, tanto em formato de animação como de ação viva.
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Ele casou-se em 1672 com Marie Guichon, 19, que morreu em 1678 dando à luz uma menina e três filhos deficientes.
Em 1695, aos 62 anos, perdeu seu posto como secretário. Idoso, resolveu registrar as histórias que ouvia de sua mãe e nos salões parisienses. O livro, publicado em 1697, quando contava quase 70 anos, recebeu o nome de Histórias ou contos do tempo passado com moralidades, mas também era chamado de "Contos da Velha" e "Contos da Cegonha", ficando, afinal, conhecido como "Contos da mamãe gansa".
A publicação rompeu os limites literários da época e alcançou públicos de todos os cantos do planeta, além de marcar um novo gênero da literatura, o conto de fadas. Foi, ao fazer isto, o primeiro a dar acabamento literário a esses tipos de histórias, antes apenas contadas entre as damas dos salões parisienses.
Publicado em 1697 sob o título Histórias ou contos do tempo passado com moralidades, embora tenha ficado conhecido por seu subtítulo: Contos da mamãe gansa. As morais vinham em forma de poesia, que encerravam cada história.
A versão desse conto que conhecemos é aquela em que Chapeuzinho Vermelho, no final, é salva pelo caçador, que mata o lobo mau.
Porém, a versão original do francês Charles Perrault não é tão bonita. Nessa versão, chapeuzinho é uma garotinha bem educada que recebe falsas instruções quando pergunta ao lobo sobre o caminho até a casa da vovó.
No fim, ela é simplesmente devorada pelo lobo. Só isso, e a história acaba. Não há caçador e nem vovozinha, apenas um lobo gordo e a Chapeuzinho Vermelho morta. A moral da história é que não se deve falar com estranhos.
Existe um trabalho que tem como objetivo estabelecer uma analogia entre a construção da narrativa do conto “Chapeuzinho Vermelho ” e o jogo , nas versões dos camponeses, de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm para o conto . Conforme a noção de símbolo , estes se constituem em imagens pictóricas ou em palavras com a capacidade de substituir idéias , um sentimento ou um pensamento .
Nas três versões estudadas pode ser vista a figura do Lobo como metáfora do homem sedutor, de forma velada ou direta. Porém, o que de imediato não se pode perceber é o conteúdo simbólico contido em tal personagem. Recorrendo ao Dicionário de símbolos, diversos significados do símbolo “lobo” são encontrados.
No entanto, um chama atenção para o dado contexto sedutor – o “lobo” como um símbolo devorador. O “lobo”, a partir desta interpretação, pode ser comparado a Cronos, Deus grego que devorava seus filhos. Cronos, assim, passa a ser confundido com Chronos – o tempo – mas um tempo que devora a juventude de homens e objetos. Fromm, em seu estudo A linguagem esquecida, ressalta a imagem devoradora do ato sexual tal qual Cronos devorava seus filhos e o tempo à vida, a relação sexual é encarada como o devorar da fêmea pelo macho. E é desta característica devoradora que se poderá compreender o significado simbólico do embate entre Chapeuzinho Vermelho e o Lobo.
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Relatada sua possível simbologia, pode-se agora entender quem é este jogador que deseja devorar. O Lobo de “Chapeuzinho Vermelho” é um jogador que não dá pistas das suas jogadas, como faz Chapeuzinho, ao contrário, ele as esconde atrás de sua falsa cordialidade. O Lobo pode ser representado pelo jogador trapaceador visto no texto de Duflo, malicioso, ele é o ator que fala e seduz detrás da máscara. Estas características do perfil do jogador ficam claras nas passagens em que o Lobo procura tirar vantagem, seja no caminho que leva à casa da avó, por suas palavras sedutoras que a convidam a deixar de ser tão séria, ou ao se disfarçar de avó para enganar Chapeuzinho.
Então olobo seguiu pelo caminho dos alfinetes e chegou primeiro à casa . Matou a avó, despejou seu sangue numa garrafa e cortou sua carne em fatias , colocando tudo numa travessa . Depois , vestiu sua roupa de dormir e ficou deitado na cama , à espera . Se este jogador se oculta atrás da imagem de um Lobo cortês , porém faminto , o seu prato principal constará, justamente , da “inocente ” menina , conhecida nas versões de Charles Perrault e na dos Irmãos Grimm como Chapeuzinho Vermelho .
Então o
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O capuz vermelho que acompanha a menina nas versões de Perrault e na dos Grimm, surge como símbolo da cor do sangue , da menstruação , cor da alma , da libido e do coração . A partir disto, tem-se a visão da relação simbólica entre o Lobo e Chapeuzinho. Ao ser observada a estreita ligação entre “lobo ” e Chronos, pode-se entender que talvez este Lobo do conto seja o tempo devorador a destruir a fase menina de Chapeuzinho, já que nela se desperta a sua nova condição marcada pela menstruação e o desabrochar da libido ; a juventude e os desejos amorosos passam a envolvê-la nesta transformação.
O simbolismo do capuz vermelho é muito sugestivo “O chapeuzinho vermelho de veludo é um símbolo de menstruação . A menina de cujas aventuras nos falam tornou-se adulta e vê-se agora defrontada com o problema do sexo .”
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É
Na versão dos camponeses a questão do capuz vermelho não é citada, encontra-se apenas a figura de uma menina que deixa sua casa para encontrar a avó. Então como a transferência da sexualidade é feita nesta história ? Ao que tudo indica é também através da avó. Como o Lobo ao chegar à casa da avó não a devora e sim a mata , despejando seu sangue em uma garrafa e cortando seu corpo em fatias , quando Chapeuzinho finalmente chega ao seu destino já encontra o Lobo disfarçado de sua avó, recomendando que ela se servisse da carne e do vinho que estavam na copa . Servindo-se da carne e do vinho , um gato lá presente sentencia: “Comer da carne e beber do sangue de sua avó!”
Partindo do significado simbólico do gato como animal que carrega a sagacidade , engenhosidade e portador do dom da clarividência , tem-se adiantado o futuro de Chapeuzinho, nas palavras do gato , como “menina perdida”. Comendo as partes do corpo (a carne ) e bebendo do sangue (o vinho ) da avó, os símbolos ocultos de transferência de sexualidade passam a conotar a fragilidade da carne perante o pecado , dentre eles o impulso sexual incontrolável , e se vê no vinho um símbolo do conhecimento e de iniciação . Assim o ato canibal de Chapeuzinho é entendido como o tomar do conhecimento da avó, para iniciação sexual . Não se tem, desta forma , a passagem da sexualidade por meio do capuz vermelho , mas se pode tentar encontrá-la de forma encoberta nos seus símbolos .
Para finalmente descobrir-se o perfil desta jogadora, deve-se primeiro observar as pistas deixadas por Chapeuzinho a fim de se entender o jogo velado desta “inocente” jogadora.
Nas versões de Perrault e na dos Irmãos Grimm, Chapeuzinho ao indicar o caminho para casa de sua avó, praticamente se entrega ao Lobo. O Lobo que se apresenta na forma de um jogador astuto, vale-se das suas artimanhas para tomar o caminho mais curto ou adquirir certa vantagem na distração de Chapeuzinho. Será neste caminhar pela “estrada afora” que esta irá dar as pistas que se reunirão ao capuz vermelho para formar a grande interpretação simbólica do prenúncio do final deste jogo.
Se a sexualidade é passada pela avó à Chapeuzinho através do capuz vermelho, a presença do desejo de deixar-se envolver por esse “lobo” pode também ser vista em alguns signos espalhados pelo breve período de distração pelo qual passa a personagem. Em Perrault, Chapeuzinho distrai-se colhendo as avelãs no bosque, símbolo da fertilidade e da luxúria, correndo atrás de borboletas, símbolo de metamorfose, e colhendo flores, símbolo da passividade. Conhecidos os símbolos, o entendimento deste percurso de passividade pode ser compreendido.
Omovimento passivo do jogar de Chapeuzinho só se mostra ao se perceber que ela se deixa seduzir pelas palavras do Lobo , tomando o caminho mais longo até à casa da avó por sugestão do Lobo . Suas intenções surgem ocultas detrás de símbolos como as avelãs que passam a reiterar a idéia do vermelho menstruação como sinal biológico de fertilidade , é a menina transformando-se em mulher em um processo de metamorfose , tal qual sofrem as borboletas .
O
A mesma compreensão simbólica pode ser encontrada na história dos Grimm, em que este Lobo malicioso a convida a deixar de ser tão séria, e que Chapeuzinho, de maneira semelhante, aceita a proposta sem se lembrar da advertência dada por sua mãe, na qual pedia que Chapeuzinho andasse direito pelo caminho para não tropeçar e, deste modo, não cair quebrando a garrafa de vinho que levava para sua avó.
Duflo, em seu trabalho , descreve a freqüência com que o jogo era praticado, referia-se a “uma sociedade do jogo ”, em que este era muito comum apesar das proibições . No entanto , como diz Duflo “todo lugar onde o jogo é proibido , essa proibição é transgredida” (DUFLO, 1999: 47), consistindo em um instigador e gerador de um aumento no prazer dos jogadores , tal qual Chapeuzinho que burla a advertência dada e as regras de menina pura para ir ao encontro do Lobo . Mesmo tendo consciência do dever de visitar sua avó doente , Chapeuzinho aceita veladamente o jogo da figura sedutora masculina , para aos poucos deixar ser devorada por meio de uma simbologia que sussurra o aflorar do desejo sexual . Ter-se-á, desta forma , o grande embate agônico entre estes jogadores , que em um jogo de perguntas e respostas ditam o final desta partida .
Em Chapeuzinho Vermelho, fica claro o jogo com a palavra a fim de fazê-la ter um significado primeiro superficial, no qual, no caso do Lobo, pode remeter, por exemplo, a uma perseguição, a uma caça, um animal atrás de sua presa – Chapeuzinho. Este Lobo, assim como os seus outros da selva, antes, rondam sua vítima, armam o seu bote para apanhá-la desprevenida, e cruelmente conseguem devorar rapidamente sua refeição. Mas um Lobo que se veste de avó, um Lobo conversando com Chapeuzinho, algo está estranho.
Em Chapeuzinho Vermelho, fica claro o jogo com a palavra a fim de fazê-la ter um significado primeiro superficial, no qual, no caso do Lobo, pode remeter, por exemplo, a uma perseguição, a uma caça, um animal atrás de sua presa – Chapeuzinho. Este Lobo, assim como os seus outros da selva, antes, rondam sua vítima, armam o seu bote para apanhá-la desprevenida, e cruelmente conseguem devorar rapidamente sua refeição. Mas um Lobo que se veste de avó, um Lobo conversando com Chapeuzinho, algo está estranho.
Ao longo de todas as narrativas do conto , o jogo com o “significante fraturado”, toma forma na figura do Lobo . O protótipo do Lobo é interessante à história por ele ser um devorador da natureza , um elemento conhecido dentro da vida dos camponeses da França do século XVIII. Nas três versões trabalhadas, a dualidade do Lobo como lobo e deste como homem é de suma importância para a aproximação do homem com seu lado sexual “devorador ” e “selvagem ”.
Trilhando as pistas simbólicas deixadas por Chapeuzinho durante o seu jogo , o momento do duelo final é chegado ; Lobo e Chapeuzinho encontram-se juntos em um mesmo tabuleiro , com táticas diferentes , mas com o fim já esperado.
A
Assim, do lado inverso, o Lobo responde ao diálogo travado de uma maneira breve, seguindo os passos de sua oponente, e depois de respondida a finalidade daquela boca tão grande, não se tem mais respostas, pois neste momento, Chapeuzinho já tinha sido devorada. Em um diálogo que no nível do significante este denota a suposta morte de Chapeuzinho ao ser devorada pelo Lobo, dentro da idéia de “significante fraturado”, este passa a carregar a concepção figurada do ato sexual.
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A atração pela figura masculina e a curiosidade em conhecê-la impelem Chapeuzinho a aceitar a partida proposta pelo Lobo, mesmo sabendo que sua derrota seria necessária para sua vitória. O Lobo a devorou jogando de acordo com as cartas que ao longo do texto por ela foram dadas. O diálogo que antecede o final apenas representa o ápice destes elementos simbólicos que se sucederam na história, realmente, vê-se que o fim estava mesmo no começo. Pode-se dizer que tanto Chapeuzinho como o Lobo venceram a partida: uma foi devorada, tal qual tinha sugerido desejar, e o outro devorou, como ditava sua “fome”.
Em 1997, Christina Ricci estreou um curta-metragem de 12 minutos chamado Little Red Riding Hood. O diretor e roteirista é David Kaplan e no elenco está presente Timour Bourtasenkov, Evelyn Solann, Quentin Crisp..
Esse curta é uma adaptação da fábula infantil "Chapeuzinho Vermelho", mas voltada para o público adulto e com toques de erotismo e sexo.
Tudo começou em 1990, quando o diretor de teatro, David Kaplan, criou uma obra de pequenos contos infantis que tratavam velhas histórias de crianças de uma forma muito erótica. E a que mais chocou foi a Chapeuzinho Vermelho.
Esssas peças teatrais ficaram em exibição até 1994 quando ele tentou levar sua obra para outros paises, mas os censores disseram que a peça era abusiva e imoral demais pois transformar icones infanto juvenis em algo "sórdido e obsceno" não era arte. A furia dos "cultos" se dava pela peça de teatro ter cenas eroticas com adolescentes de 13-15 anos em atos "libidinosos" durante a obra.
Para fazer o papel da Chapeuzinho em sua versão filmada Kaplan conseguiu uma garota que ainda tinha 13 anos uma atriz americana que se mostrou interessada na obra a pequena e bela Christina Ricci ainda famosa pelo papel de Wandinha da Familia Addams 2.
O filme: http://www.youtube.com/watch?v=XJhSyqEZvgU
O filme: A Garota da Capa Vermelha (Red Riding Hood)
Há muitos anos, o vilarejo de Daggerhorn mantinha-se em paz. Com a morte da irmã mais velha de Valerie (Amanda Seyfried), o local é tomado por pânico. A coisa fica pior depois que o famoso caçador de lobisomens, o Padre Solomon (Oldman), chega ao local, alertando a todos que a fera ganha forma humana de dia, podendo ser qualquer um deles. O drama começa daí e nada é o que parece ser nesta narrativa que recicla a história de Chapeuzinho vermelho. Sua irmã, que havia saído para se encontrar com o joven Henry, é atacada pelo lobo. De casamento marcado com o amor da vida da sua irmã, Valerie precisa lutar para conseguir se manter com Peter, o seu verdadeiro amor.
Interessante é perceber que crescemos escutando versões suavizadas da fábula de Chapeuzinho vermelho, que servia de alerta às jovens ingênuas para os perigos que a vida oferecia. O filme retoma esta icônica história de medo, que tem elementos universais como a capa, a floresta e o temor de lidar com o inesperado: um lobo que consegue falar com a protagonista.
Entre tantas interpretações, duas delas cabem ser ressaltadas neste texto, que é o fato da fábula representar o medo diante do desconhecido e a dúvida diante do fato de que o mal representado pela figura do lobo pode ser alguém muito próximo a você. Neste caso, o que fazer? Esse é o diferencial do filme, que aborda de maneira inovadora a fábula universal da menina que sai pela floresta para levar doces para a sua vovó.
Traz Leonardo Di Caprio como um dos produtores executivos, numa trama guiada por Catherine Hardwicke, responsável por assinar a direção de Crepúsculo e Aos Treze.
Esse curta é uma adaptação da fábula infantil "Chapeuzinho Vermelho", mas voltada para o público adulto e com toques de erotismo e sexo.
Tudo começou em 1990, quando o diretor de teatro, David Kaplan, criou uma obra de pequenos contos infantis que tratavam velhas histórias de crianças de uma forma muito erótica. E a que mais chocou foi a Chapeuzinho Vermelho.
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Após meses sem a peça ser exibida e chegando perto da falência David Kaplan teve uma grande idéia: filmar as peças de teatro como episódios de curtas cinematográficos que seriam vendidos na entrada do teatro. Dessa idéia surgiu uma das filmagens mais perseguidas pelos "preservadores dos bons costumes" a sensual e erótica historia da pequena Chapeuzinho Vermelho e do Lobo Mau e de um amor proibido.
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Essa parte em especial se tornou a mais rentavel dos curtas de Kaplan pois além de ser a mais erótica ainda tinha uma atriz mirim reconhecida mundialmente como estrela principal. Mas a alegria dele durou pouco após vender as 30 primeiras copias seu estudio foi destruido por um incêndio "misterioso" e todos deram o projeto como perdido.
Mas no final de 1997 um estudio conseguiu recuperar fitas vhs originais de alguns colecionadores e finalmente a obra foi reeditada e lançada em dvd na Europa. Hoje em dia pode se encontrar o dvd com os contos na internet...mas não em locadoras.
O filme: A Garota da Capa Vermelha (Red Riding Hood)
A Garota da Capa Vermelha tem ingredientes de sobra para atrair o público jovem. Primeiro porque é uma adaptação ultramoderna do clássico conto infantil “Chapeuzinho Vermelho”, o que atrai principalmente as garotas, mas o filme tem também efeitos visuais de impacto que deve agradar os meninos. Por fim, possui um clima sensual, o que certamente chama a atenção de todo mundo.
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Interessante é perceber que crescemos escutando versões suavizadas da fábula de Chapeuzinho vermelho, que servia de alerta às jovens ingênuas para os perigos que a vida oferecia. O filme retoma esta icônica história de medo, que tem elementos universais como a capa, a floresta e o temor de lidar com o inesperado: um lobo que consegue falar com a protagonista.
Para reforçar o apelo teen, os produtores de “A Garota da Capa Vermelha” capricharam no elenco de atores e atrizes da faixa etária correspondente: Amanda Seyfried, Shiloh Fernandez e Max Irons são os protagonistas do filme. Eles estão entre 25 e 26 anos e por assim dizer em início de carreira.
Traz Leonardo Di Caprio como um dos produtores executivos, numa trama guiada por Catherine Hardwicke, responsável por assinar a direção de Crepúsculo e Aos Treze.
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